A praça Pedro II vira palco da cultura

Posted by Grupo 3 on domingo, junho 14, 2009

Por Lídia Brito

Quem compareceu a praça Pedro II durante o sétimo Salão do Livro do Piauí - SALIPI, nunca viu a praça tão bem frequentada. O SALIPI mudou de endereço e trouxe para o centro da cidade, no meio do povo, grandes nomes da literatura nacional e, principalmente, proporcionou aos piauienses a oportunidade de conhecerem grandes nomes da literatura do nosso estado.


Ao comparecer ao evento o público pode vê caminhando em meio a praça, de stand em stand, nomes como Assis Brasil, um dos maiores escritores da luteratura piauiense, reconhecido por obras como Os que bebem como os cãos e Beira Rio Beira Vida, o primeiro autor piauiense a viver somente de literatura.

O público estava eufórico, todos queriam fotografar, pedir autógrafos, ou apenas acenar para o seu autor preferido. Sem dúvida,as crianças eram as mais eufóricas. Durante toda a semana ônibus escolares desembarcavam na praça Pedro II, proporcionando a esses jovens leitores, um novo olhar sobre a literatura.

A dança, a música e a literatura estiveram durante todo o evento ao alcance de todos. O teatro 4 de setembro e a casa da cultura foram palco de palestras e das mais diversas apresentações culturais, que fazem desse evento o momento de se conhecer e compreender aqueles que só conhecemos por meio dos livros.

Aumento do público não significa aumento nas vendas



Com a mudança do SALIPI do Centro de Convenções para a praça Pedro II, ouve um aumento significativo no público presente. Segundo Vanessa Sampaio, que a três anos trabalha no evento, a mudança contribuiu para o aumento do público."Antes só ia ao SALIPI quem estava interessado em fazer negócio,agora qualquer pessoa que passar no centro pode vir aqui e comprar",afirma Vanessa.

Para Janaína Franco, que participa com um stand desde a primeira edição,a mudança para o centro não significa aumento nos lucros."As pessoas que iam ao Centro de Convenções possuíam maior poder aquisitivo do que as que vem a praça, além do medo que muitas possuem de serem assaltadas", relata Janaína.


Copyright © 2009 Relativo Cotidiano All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.