"Cada pequena vitória deles é grande para nós" afirma pedagoga da SOADF

Posted by Grupo 3 on terça-feira, junho 23, 2009
Por Denise Lacerda
Fotos Lídia Brito


As dificuldades cotidianas para um portador de necessidade especial não são poucas, pensando Marcelino Martins fundou em 1983 a Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico – SOADF. Essa entidade filantrópica atende hoje cerca de 200 pacientes, entre crianças e adultos. Nela são oferecidos serviços como sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e acunpuntura. Além de atividades a fim de estimular o desenvolvimento motor das crianças como oficinas de tecelagem, a pintura, a escrita e o artesanato, trabalhos manuais em geral.

São oferecidas ainda aulas de reforço escolar, para a entidade seu trabalho mais difícil, como afirmou a pedagoga Guiomar Medeiros, que possui 29 de experiência no trabalho com pessoas especiais “cada caso é um caso, a maioria das evoluções que ocorrem são lentas, isso, quando acontecem. Há casos em que o tratamento é só de manutenção, a possibilidade de melhora é nula. Por isso é preciso ter paciência para lidar com eles, já que muitas vezes as famílias se sentem frustradas, pois a criança não melhora, não é aceita numa escola “normal”. Isso gera muito nervosismo ao redor dessa criança, aqui a gente tenta aliviar essa carga. Mesmo em casos sem possibilidade de melhora a gente dá um apoio” disse.

Pode-se observar, em visita à entidade, que eles proporcionam um tratamento diferenciado às crianças. Guiomar falou do prazer em trabalhar com essas pessoas “cada pequena vitória de uma criança atendida por nós é uma vitória enorme” afirmou a pedagoga. Disse ainda “eu gosto de trabalhar com eles porque são muito gratos, ficam felizes em se sentirem parte de algo, é muito gratificante, cada dia eu aprendo mais com cada um deles”.

Mas nem tudo são flores na SOADF. Eles pouco tem a comemorar o que concerne à estrutura física e de pessoal na instituição. Segundo a diretora Isaura Miranda a entidade possui 26 funcionários, destes 25 são contratados e há uma fonoaudióloga atuando como voluntária. Eles não possuem uma equipe responsável pela limpeza do local que está sendo realizada pelo próprios funcionários que ajudam além de suas atribuições.

Aliado ao problema da escassez de funcionários há a precariedade de sua estrutura física. Pode-se constatar que a entidade está sobrecarregada. Ela vem atendendo à um número de pacientes maior que sua estrutura suporta. Em avaliação feita pela diretora, a entidade, com a atual situação física e número de funcionários, suportaria atender com eficiência cerca de 130 pessoas, número distante dos mais de 200 pacientes que vem atendendo.


Para contato e doações:
A Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico – SOADF
Presidente: Marcelino Martins
Diretora: Isaura Miranda
Endereço: Rua Coelho de Resende, nº 2500, Bairro Aeroporto, Teresina-Piauí
Horário de Atendimento: 8 horas às 17 horas

Copyright © 2009 Relativo Cotidiano All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.