Arquivo Público do Piauí: rico patrimônio

Posted by Grupo 3 on sábado, junho 20, 2009
Por Mônica Santana
Fotos Mônica Sanatana


Muitas das pessoas que passam na Rua Coelho Rodrigues, nas imediações do Ministério da Fazenda, não tem noção do rico patrimônio que está guardado naquele prédio verde da esquina escondido entre as bancas dos camelôs. Lá funciona o Arquivo Público do Estado do Piauí, fundado pelo governador Anísio Auto Abreu, em 1909. O arquivo guarda importantes documentos históricos como cartas de Sesmarias, documentos da Balaida, da Independência do Brasil e carta de libertação de escravos.

Podem ser encontradas também, 15 mil fotografias de personalidades locais, eventos culturais, esportivos e políticos, além de fotografias de Teresina em meados do século XX. O local também possui registro sonoro e visual. São 226 fitas cassetes e mais 29 fitas de rolo com entrevistas de personalidades piauienses, além de 14 microfilmes de jornais do Período Imperial ao Republicano. Com este acervo em especial está sendo realizado o Projeto Resgate, com a sua conversão para CD-ROMs.

Atualmente cerca de 50 pessoas freqüentam diariamente o arquivo, principalmente estudantes de pós-graduação e universitários em fase de conclusão de curso que procuram em seu rico acervo dados para as suas pesquisas. Foi o caso do jornalista Nicolas Nascimento, que na época de sua monografia freqüentava assiduamente o local. “Comecei a freqüentar o arquivo quando precisei fazer minha monografia. Aqui é o único lugar do Piauí onde você encontra fontes muito antigas, eles guardam exemplares do jornal a Ordem, da segunda metade do século XIX, por exemplo. É o ambiente propicio para quem precisa fazer pesquisas”, relata.

Embora sua importância para a preservação da história do Piauí seja imensurável, o Arquivo Público enfrenta problemas na conservação de seu acervo. A falta de recursos é determinante, como explica a auxiliar de arquivo, Iolete Rocha. “Nós temos muita necessidade de técnica e recursos. Não temos um laboratório de conservação, oficina de restauração. Então, os nossos cuidados são mais preventivos como a higienização dos documentos, orientar os visitantes a utilizarem luvas, que agora é obrigatório, não utilizar caneta durante a pesquisa, pois se uma estoura em cima dos documentos os danos são irreparáveis”, explica.

Apesar das dificuldades, Iolete Rocha afirma que quem visita o local acaba por se apaixonar e vira freqüentador assíduo. “Tem visitante que freqüenta tanto o arquivo que quase vira funcionário e até ajudam a gente na conservação. As pessoas que vem aqui realmente vestem a camisa”, disse.

O Arquivo Público é mantido pela Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC. Para o atendimento ao público, o local dispõe de 20 funcionários nos dois turnos.



Arquivo Público do Estado do Piauí
Rua Coelho Rodrigues, n° 1016, centro
Tel. (86) 3221-5541
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta – feira de 7:30 às 18:15 h


Copyright © 2009 Relativo Cotidiano All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.