Brincadeira Perigosa

Posted by Grupo 3 on terça-feira, junho 30, 2009
Por Lídia Brito

Julho é o mês das férias,e também, a época propícia para a tradicional brincadeira de saltar pipa. A brincadeira é bem antiga, alguns historiadores afirmam que a pipa surigiu entre 400 e 300 (AC) por Arquitas, na Grécia Antiga.Outros afirmam que foram os Chineses em 206 (AC), para fins militares. A pipa se popularizou e tornou-se uma das principais brincadeiras dos meninos principalmente, no mês das férias em que o vento está propício para voos altos.


Porém, a pipa está longe de ser uma bricadeira inocente de criança. Com a sua popularização novas técnicas foram surgindo, como o uso do Cerol, uma perigosa mistura de cola, vidro e areia. Acidentes são comuns nessa época do ano como o do garoto de Rbeirão Preto, São Paulo, que teve o pescoço cortado pelo cerol, no último domingo. O acidente ocorreu quando um motoqueiro passava pelo local em que a criança soltava pipa, a motocicleta possuia antena de proteção causando o acidente. Apesar dos graves ferimentos a criança sobreviveu.


Ainda não existe uma lei nacional que puna os envolvidos em acidentes com cerol, mas alguns estados como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina possuem legislação que puna severamente os envolvidos nesse tipo de acidente. No Piauí ainda não existe uma lei específica para esse crime.
Os pais devem tomar cuidado com esse tipo de brincadeira que colca em risco não só a vida de quem brinca,mas principalmente, dos motoqueiros.




Copyright © 2009 Relativo Cotidiano All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.