Posted by Grupo 3
on
terça-feira, junho 30, 2009
Por Amanda DouradoApós muitos anos de espera , os alunos do curso de comunicação social da universidades estadual do Piauí, receberam o laboratório de telejornalismo.Inaugurado nesta terça feira 30 de junho, com a presença da reitora Valeira Madeira, do assessor do deputado Nazareno Fontele - autor de projeto; Sandro Mota, do coordenador do Curso de Comunicação Social Claudio Vasconcelos , alunos e professores da instituição, o laboratório conta com um estúdio , uma sala de edição e equipamentos como câmeras e microfones.O valor investido foi de 150 mil reais do orçamento da União, o laboratório está à disposição dos alunos,que poderão por em pratica os conhecimentos de telejornalismo.
Posted by Grupo 3
on
terça-feira, junho 30, 2009
Por Lídia Brito
Julho é o mês das férias,e também, a época propícia para a tradicional brincadeira de saltar pipa. A brincadeira é bem antiga, alguns historiadores afirmam que a pipa surigiu entre 400 e 300 (AC) por Arquitas, na Grécia Antiga.Outros afirmam que foram os Chineses em 206 (AC), para fins militares. A pipa se popularizou e tornou-se uma das principais brincadeiras dos meninos principalmente, no mês das férias em que o vento está propício para voos altos.
Porém, a pipa está longe de ser uma bricadeira inocente de criança. Com a sua popularização novas técnicas foram surgindo, como o uso do Cerol, uma perigosa mistura de cola, vidro e areia. Acidentes são comuns nessa época do ano como o do garoto de Rbeirão Preto, São Paulo, que teve o pescoço cortado pelo cerol, no último domingo. O acidente ocorreu quando um motoqueiro passava pelo local em que a criança soltava pipa, a motocicleta possuia antena de proteção causando o acidente. Apesar dos graves ferimentos a criança sobreviveu.
Ainda não existe uma lei nacional que puna os envolvidos em acidentes com cerol, mas alguns estados como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina possuem legislação que puna severamente os envolvidos nesse tipo de acidente. No Piauí ainda não existe uma lei específica para esse crime.
Os pais devem tomar cuidado com esse tipo de brincadeira que colca em risco não só a vida de quem brinca,mas principalmente, dos motoqueiros.
Posted by Grupo 3
on
segunda-feira, junho 29, 2009
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 28, 2009

Por Amanda Dourado
fotos g1
Foi de virada e no sufoco que a seleção brasileira de futebol venceu os Estados Unidos, e levou o tri campeonato da Copa das Confederações.
Os americanos abriram o placar com gols de Dempsey e Donavam , Luis Fabiano fez os 2 gols da virada brasileira e Lucio o 3°, o gol da vitória.
Com o titulo da copa das confederações, a seleção brasileira se torna a maior campeã de todas as competições oficiais realizadas pela FIFA , com 5 copas do mundo e 3 Copa das Confederações.
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 28, 2009
Fonte: folha uol
Levantamento epidemiológico inédito, realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia, aponta que três em cada quatro diabéticos do país não controlam a doença adequadamente e estão com os índices de glicemia alterados.
A pesquisa realizou exames de sangue em 6.371 diabéticos, na faixa etária de 18 a 98 anos, de 22 centros clínicos espalhados por dez cidades. Trata-se do primeiro estudo epidemiológico brasileiro a analisar a situação dos diabéticos no país.
Avaliando os tipos de diabetes separadamente, o levantamento apontou que apenas 10% dos 679 portadores do tipo 1 da doença controlam-na de maneira adequada. E somente 27% dos 5.692 pacientes com o tipo 2 da doença mantêm os índices glicêmicos normais.
Todos os participantes fizeram exame de sangue de hemoglobina glicada para medir as taxas de glicemia. Com esse exame, é possível avaliar a variação glicêmica do paciente nos últimos três meses e não apenas no dia (como nos exames de sangue comuns).
A pesquisa também avaliou se os participantes tinham algum sinal das principais complicações do diabetes não-controlado. Do total, 45% têm sinais de retinopatia diabética (problema de visão que pode levar à cegueira), 44% apresentam neuropatia (alteração nos nervos e perda da sensibilidade) e 16% já têm algum grau de alteração da função renal. Todas essas complicações são consideradas crônicas.
Um motivo importante para explicar por que o diabetes não é controlado corretamente é o fato de o tratamento envolver mudanças radicais e imediatas na alimentação do paciente.
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 28, 2009
Por Lídia Brito
Os alunos das escolas Nossa Senhora do Patrocínio e Maria Matutina de Alencar, no município de Pio IX, localizado no territorio do Rio Guaribas, vivem uma grande experiência, a chegada do projeto "Jornal na Escola". Este projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura - Seduc, da Coordenadoria de Comunicação Social - CCOM, da Coordenadoria de Convivência com o Semi - árido e do jornal O Dia.
O projeto tem como objetivo unir a escola e a comunidade por meio do uso do jornal escolar. Os alunos vivem a experiência de serem repórteres, saírem a rua, conhecerem as pessoas que com pequenas atitudes constroem a história da cidade, denuciam os problemas existentes no município e principalmente, descobrem o prazer pela leitura.
Neste final de semana, ocorreu o lançamento municipal do projeto, pois já tinha sido lançado no Salão do Livro do Piauí - SALIPI. Durante a solenidade a emoção era visível nos olhos de cada criança, principalmente, dos que irião apresentar alguma atividade cultural. O evento contou com dança, música, jornal vivo e muita poesia tudo produzido pelos alunos.
Segundo o Coordenador de comunicação do Piauí, Wellington Soares, "o jornal irá contribuir para o desenvolvimento do gosto da leitura e escrita desses alunos, podendo surgir quem sabe algum jornalista, ou grande escritores", afirma Soares.O jornal transformou a relação escolça comunidade. Todos foram envolvidos e contribuíram para que os pequenos jornalistas, tivessem acesso as informações. "Foi uma boa experiência nós conhecemos as pessoas. No início foi difícil, mas todo mundo ajudou e nós conseguimos as informações e fizemos o jornal", diz Aline Oliveira aluna de 17 anos.O projeto foi também a oportunidade dos professores descobrirem grandes talentos como o aluno, Marcos da Silva, de 18 anos que se revelou um grande chargista. Como também, a estudante, Hanna Alves, de 16 anos que afirma "quero ser jornalista e o jornal ajudou muito nisso",afirma.
Posted by Grupo 3
on
sábado, junho 27, 2009
Por Denise Lacerda
“Serão distribuídos 500 reais, sem a necessidade de prestação de contas dos gastos dessas pessoas, já os outros 4.500 reais eles terão que comprovar que compraram bens duráveis como TVs, fogões geladeiras e etc.” afirmou Luciana Leal, funcionária da Defesa Civil, um dos órgãos com poder de decisão sobre a destinação dessa verba,
Há um conflito sobre como as empresas concederiam uma nota fiscal sobre o pagamento que eles não receberam. Essa verba é direcionada não apenas para a ajudar as vítimas mas também para fazer girar a economia local. Uma das propostas feitas pela Secretaria de Assistência Social – SASC para solucionar esse problema é de cadastras lojas de Cocal para que elas vendam móveis e eletrodomésticos para as famílias afetadas pelo desastre de Algodões I.
Depois da compra efetuada eles levam a nota para o banco que quita a dívida para que assim as famílias não tenham acesso direto ao dinheiro, isso assegura que os gastos serão feitos afim de que Cocais e as demais cidades afetadas voltem ao seu cotidiano normal.
Posted by Grupo 3
on
sábado, junho 27, 2009
Por Mônica Santana
Desrespeito ao deficiente físico
Fonte: Cidadeverde.com
Mais um caso de desrespeito ao direito de acessibilidade do deficiente físico. Aconteceu no Fórum Central de Teresina.
Confira o vídeo.
Sem símbolos religiosos nas repartições
Fonte: Portal AZ
Será realizada na próxima terça-feira, 30/06, no auditório do Ministério Público Estadual – MPE, uma audiência pública para discutir se serão retirados símbolos religiosos de repartições públicas no Piauí. 14 entidades da sociedade civil entraram com representação no MPE e dizem que a intenção é cumprir a Constituição Federal.
Veja o que diz a Constituição:
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Você concorda que símbolos religiosos sejam retirados das repartições públicas? Vote na nossa enquete.
Posted by Grupo 3
on
sexta-feira, junho 26, 2009
Por Amanda Douradofotos Amanda Dourado
Muita dança, brincadeiras e animação, foi nesse clima de descontração, que foi realizado o arraial para os alunos do curso de extensão da universidade aberta para terceira idade, da UESPI.
A festa foi na quadra do Campus Poeta Torquato Neto, os estudantes fizeram uma homenagem ao cantor Frank Aguiar, que foi representado por sua irmã Marilene Aguiar.Toda as danças apresentadas eram com as músicas do cantor.
O NUTI e a UNATI são cursos de extensão para terceira idade que funcionam desde 2007, atendendo pessoas com mais de 55 anos.
Posted by Grupo 3
on
quinta-feira, junho 25, 2009

Fonte G1
Um legista confirmou a morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira. O cantor, que estava com 50 anos, foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center na tarde desta quinta-feira. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", ele não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.
De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital. De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.
Michael Jackson, que completou 50 anos em 2008, anunciou em maio o adiamento de alguns dos shows de uma extensa temporada que ele faria em Londres neste ano. A noite de abertura na O2 Arena, marcada inicialmente para o dia 8 de julho, foi remarcada para o dia 13 do mesmo mês, segundo os produtores. Além disso, algumas apresentações foram transferidas para 2010. O adiamento das datas aumentou as especulações de que Jackson estaria sofrendo de problemas de saúde.
Posted by
Grupo 3
on
quinta-feira, junho 25, 2009
in
Barragem Agodões I,
OAB/PI,
Piauí Agro Show,
Senado
Por Mônica Santana
Sarney afirma existir 'campanha midiática' contra ele
Fonte: G1
No início da tarde de hoje, 25/06, o presidente do Senado, José Sarney divulgou nota afirmando existir "uma campanha midiática" para atingi-lo devido o seu apoio ao governo do presidente Lula. Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" desta quinta diz que um neto de Sarney teria sido favorecido.
OAB quer indenização às vitimas de algodões
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, instituiu comissão interdisciplinar para acompanhar as investigações sobre a tragédia da barragem Algodões. A OAB cobrará ao Ministério Público que as famílias sejam indenizadas e os danos ao meio ambiente sejam revertidos.
Piauí Agroshow movimenta economia do sul do Piauí
Iniciou hoje, 25/06, a feira Piauí Agroshow, realizada na cidade de Bom Jesus. A expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 60 milhões, estimativa feita pelo Banco do Nordeste – BNB. Durante o evento serão realizadas palestras, exposições de produtos agropecuários e shows. A feira é organizada por empresários da região em parceria com o governo do Estado.
Posted by Grupo 3
on
quinta-feira, junho 25, 2009
Por Denise Lacerda
Hoje às 10 horas e 30 min um protesto em frente à Prefeitura Municipal de Teresina chamou a atenção dos que ali passavam. Era mais uma manifestação dos camelôs de Teresina contra a desocupação do centro comercial da cidade.
Como já foi citado anteriormente em matéria deste blog, com a inauguração do Shopping da Cidade no dia 29 de junho os ambulantes que não possuírem boxes ficarão proibidos de comercializar suas mercadorias nas vias públicas de Teresina. Essa determinação começaria a valer de hoje 25 de junho, essa foi a data limite estipulada pela prefeitura para a desocupação do centro pelos camelôs.

A categoria reivindica o direito de continuar comercializando seus produtos nas praças ruas e calçadas da cidade. Um dos líderes da manifestação William Ferreira Santos afirmou “todos têm família, todos têm que trabalhar, ninguém aqui é vagabundo, a gente tem os nossos direitos”. O protesto segui-se de uma passeata e chamamento dos demais autônomos para se juntar à causa.

O conflito de opiniões perdura e o segue sendo difícil a realização do Projeto de Revitalização do Centro já que a sua realização depende da liberação das vias através da retiradas dos ambulantes.

Representando os interesses do Município, o presidente da câmara de vereadores, Renato Berger, tentou forjar um acordo que acalmasse os ânimos e marcou uma reunião entre os líderes da categoria e o prefeito Sílvio Mendes para amanhã.
Posted by Grupo 3
on
quarta-feira, junho 24, 2009
O trabalho infantil é um mal que ainda atinge mais de 200 milhões de crianças no mundo de acordo com dados da Organização das Nações Unidas - ONU. Essas crianças são submetidas as mais degradantes formas de trabalho. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho - OIT, em todo o mundo mais de 100 milhões de meninas estão envolvidas no trabalho infantil.
Elas são submetidas a principalmente, ao trabalho doméstico, na maioria dos casos, famílias trazem meninas do interior do estado com a desculpa de que elas irão trabalhar, mas na verdade serão domésticas em suas casa.
Em Teresina, a Secretaria de Educação e Cultura - Seduc lança o projeto A escola na prevenção e enfrentamento do trabalho infantil. Com o projeto a Seduc busca uma maior discussão desse tema em sala de aula, a identificação das crianças que estão sendo obrigadas a trabalhar e a realização de um trabalho preventivo junto as famílias.
Mesmo com a ação da Delegacia Regional do Trabalho essa é uma prática comum em nosso estado, principalmente, devido a uma questão cultural de que os filhos devem ajudar os pais no sustento da família, quando esta for de baixa renda.
Posted by Grupo 3
on
quarta-feira, junho 24, 2009
Fonte G1
O Ministério da Saúde confirmou mais 94 casos de infecção pelo vírus influenza A (H1N1) no Brasil, nesta terça-feira (23). Os novos casos estão nos estados de São Paulo (50), Minas Gerais (17), Rio de Janeiro (13), Santa Catarina (4), Bahia (2), Espírito Santo (2), Paraná (2), Alagoas (1), Goiás (1), Rio Grande do Sul (1) e Sergipe (1).
O número de infectados pela doença no Brasil chega a 334.Segundo o ministério, pessoas que tiveram contato próximo com esses pacientes estão sendo monitoradas.
O Ministério da Saúde recomenda, que crianças menores de dois anos, idosos, gestantes, pessoas imunodeprimidas, diabéticos, cardioapatas, pneumopatas e renais crônicos adiem as viagens para os países onde circula o vírus da nova gripe ( Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina e Austrália). Para o ministério, esses pacientes apresentam maior risco de desenvolver formas graves da doença.
Segundo o ministério, 218 casos são suspeitos da nova gripe e estão sendo acompanhados, entre eles três estão no Piauí. Outros 656 já foram descartados.
Posted by Grupo 3
on
quarta-feira, junho 24, 2009
Por Amanda Dourado
Após a sanção do prefeito Silvio Mendes, do projeto de lei do vereador Coronel Edvaldo Marques (PSB), que proíbe a utilização de celulares dentro das agências bancárias de Teresina, os bancos iniciaram campanha para esclarecer clientes.
As agências bancárias terão o prazo de 90 dias para se adequarem: algumas já estão utilizando folders , anúncios publicitários e funcionários na orientação dos usuários, para que estes não venham a ser prejudicados com a nova medida.
A nova lei restringir a utilização de celulares nas das agências bancárias pelos clientes. De acordo com o vereador Coronel Edvaldo Marques, essa medida pode evitar os assaltos, já que os bandidos não terão como informar seus compassas, sobre as movimentações feitas pelas pessoas dentro dos bancos.
Posted by Grupo 3
on
terça-feira, junho 23, 2009
Por: Lídia Brito
A Universidade Federal do Piauí e o Mestrado de Letras sediam, no período de 01 a 04 de setembro de 2009, o IV Encontro de Ciências Lingüísticas e Aplicada ao Ensino - ECLAE. No evento serão apresentados trabalhos na área de lingüística, enfocando principalmente a área do ensino.
Para apresentação de trabalhos é necessário se associar ao Gelne, este ano os organizadores do IV ECLAE é o Mestrado de Letras, que em negociação com a diretoria geral do evento consegui redução no valor da inscrição para os alunos do Piauí, a taxa agora será de R$30,00.
"Essa iniciativa de reduzir o preço foi pensando em uma maior participação dos alunos da graduação, já que eles estavam reclamando muito do valor", afirma a professora do Mestrado de Letras Catarina de Sena.
As inscrições, com apresentação de trabalhos, seguem até o dia 12 de julho e sem apresentação de trabalho vão até o dia 30 de agosto. No evento, haverá três modalidades de apresentação de trabalho, grupo temático, relato de experiências e sessão de pôster.
Nos relatos de experiência os professores apresentam trabalhos em que suas experiências na sala de aula são retratadas.Além da apresentação de trabalhos o evento conta com minicursos que serão ministrados por professores de diferentes universidades do Brasil, com um limite de 40 vagas para cada minicurso.
Posted by Grupo 3
on
terça-feira, junho 23, 2009
Por Denise Lacerda
Fotos Lídia Brito
As dificuldades cotidianas para um portador de necessidade especial não são poucas, pensando Marcelino Martins fundou em 1983 a Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico – SOADF. Essa entidade filantrópica atende hoje cerca de 200 pacientes, entre crianças e adultos. Nela são oferecidos serviços como sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e acunpuntura. Além de atividades a fim de estimular o desenvolvimento motor das crianças como oficinas de tecelagem, a pintura, a escrita e o artesanato, trabalhos manuais em geral.
São oferecidas ainda aulas de reforço escolar, para a entidade seu trabalho mais difícil, como afirmou a pedagoga Guiomar Medeiros, que possui 29 de experiência no trabalho com pessoas especiais “cada caso é um caso, a maioria das evoluções que ocorrem são lentas, isso, quando acontecem. Há casos em que o tratamento é só de manutenção, a possibilidade de melhora é nula. Por isso é preciso ter paciência para lidar com eles, já que muitas vezes as famílias se sentem frustradas, pois a criança não melhora, não é aceita numa escola “normal”. Isso gera muito nervosismo ao redor dessa criança, aqui a gente tenta aliviar essa carga. Mesmo em casos sem possibilidade de melhora a gente dá um apoio” disse.
Pode-se observar, em visita à entidade, que eles proporcionam um tratamento diferenciado às crianças. Guiomar falou do prazer em trabalhar com essas pessoas “cada pequena vitória de uma criança atendida por nós é uma vitória enorme” afirmou a pedagoga. Disse ainda “eu gosto de trabalhar com eles porque são muito gratos, ficam felizes em se sentirem parte de algo, é muito gratificante, cada dia eu aprendo mais com cada um deles”.
Mas nem tudo são flores na SOADF. Eles pouco tem a comemorar o que concerne à estrutura física e de pessoal na instituição. Segundo a diretora Isaura Miranda a entidade possui 26 funcionários, destes 25 são contratados e há uma fonoaudióloga atuando como voluntária. Eles não possuem uma equipe responsável pela limpeza do local que está sendo realizada pelo próprios funcionários que ajudam além de suas atribuições.
Aliado ao problema da escassez de funcionários há a precariedade de sua estrutura física. Pode-se constatar que a entidade está sobrecarregada. Ela vem atendendo à um número de pacientes maior que sua estrutura suporta. Em avaliação feita pela diretora, a entidade, com a atual situação física e número de funcionários, suportaria atender com eficiência cerca de 130 pessoas, número distante dos mais de 200 pacientes que vem atendendo.

Para contato e doações:
A Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico – SOADF
Presidente: Marcelino Martins
Diretora: Isaura Miranda
Endereço: Rua Coelho de Resende, nº 2500, Bairro Aeroporto, Teresina-Piauí
Horário de Atendimento: 8 horas às 17 horas
Posted by Grupo 3
on
segunda-feira, junho 22, 2009

Por Mônica Santana
Foto: Mônica Santana
O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Dr. Erivan Lopes, tomou posse na manhã de hoje, 22/06. A solenidade ocorreu no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça e foi coordenada pelo presidente do TJ, Raimundo Nonato Alencar. Várias autoridades estiveram presentes.
Erivan Lopes falou sobre o desafio e os princípios que nortearão a sua permanência no cargo. “Tenho consciência de que será um grande desafio, mas pretendo contribuir para a busca de alternativas que dêem mais agilidade ao julgamento de processos. Para isso, temos que trabalhar sempre com imparcialidade e respeito à Constituição Federal”, explica.
Durante a solenidade, o desembargador Edvaldo Moura elogiou o novo colega. “Com a posse de Erivan, o TJ é que se sente homenageado. É como se tivéssemos ganhado um prêmio”, disse Edivaldo Moura.
O novo desembargador, de apenas 41 anos, comandará II Câmara Criminal e ocupa a vaga deixada por José Soares Albuquerque, que se aposentou em março. É o segundo promotor do Ministério Público Estadual a chegar ao cargo. Ele foi eleito no último dia 17/06, depois de obter 14 votos na eleição do TJ e ser escolhido pelo governador Wellington Dias.
Confira a primeira entrevista de Erivan Lopes como desembargador.
Posted by Grupo 3
on
segunda-feira, junho 22, 2009

Por Amanda Dourado
Uma doença muito preocupante, conhecida por pouco tem levado muitos jovens ao alcoolismo, a anorexia alcoólica, também conhecida como drunkorexia.
A doença é uma das muitas conseqüências do alcoolismo que tem crescido entre jovens de 15 a 24 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, (OMS), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial. Muitos jovens passam o dia sem comer e noites inteiras bebendo, o que prejudica o sistema digestivo,levando a uma grande perca de peso, já que o álcool a substituir a comida e seus nutrientes, agredindo todos os órgãos do sistema digestivo.
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas provoca a perda de apetite, acarretando graves problemas no aparelho digestivo. Esse alto consumo de álcool entre jovens é provocado por dois valores distorcidos pela sociedade : a magreza excessiva e a grande ingestão de álcool em um curto período como uma forma de se socializar com os demais, pois quem não bebe muitas vezes é discriminado, e na juventude a aceitação pelo grupo é muito valorizada, o que leva muitas a esse consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
A anorexia alcoólica atinge principalmente mulheres que já sofrem distúrbios alimentares, elas procuram o álcool como uma forma de perca de pesos e se tornam viciadas. Atrizes como Lindsay Lohan, Kirsten Dunst e Eva Mendez a cantora Amy Winehouse já pasaram por este problema e tiveram que passar por clínicas de desintoxicação para tratar das bebedeiras causadas por cobranças, angústias e compulsões típicas da profissão. O tratamento mais adequado para esse tipo de transtorno é a terapia e em casos mais extremos a internação.
Posted by Grupo 3
on
segunda-feira, junho 22, 2009
Por Mônica SantanaO Primeiro Encontro de Blogueiros do Piauí - ENBLOPI será realizado no próximo dia 04 de julho, em Parnaíba. A programação conta com palestras sobre a história dos blogs, Web – Ontem, hoje e amanhã, Fotologs?,Direitos autorais: das criações do espírito (Direitos e Deveres).
Os blogueiros Lucas Brito (Blog Lucas Celebridade), Gilson Brito (Acesso343), Ribamar Aragão, Francisco Magalhães (Blog Porteira) e Manoel Filho (Blog 100eiranembeira) participarão de uma mesa redonda.
O evento acontecerá na Biblioteca Pública Estadual, na Avenida São Sebastião, próximo ao Campus Ministro Reis Veloso - UFPI. A inscrição custa R$ 10,00 e pode ser feita no site do evento. Confira no link a baixo.
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 21, 2009
Por Denise Lacerda
Fotos Denise Lacerda
Foram 5 dias de alegria e bons negócios, a Cidade Junina contou com shows de artistas locais, apresentações artísticas paralelas, expositores de diversos segmentos e com o XV Festival Clube de Quadrilhas, que será decidido hoje. Realizado no espaço Teresina Shopping, o evento contou com uma grande estrutura e entreteu toda a família.
A Cidade Junina gerou renda com barracas de comídas típicas e a comercialização de vários artigos que vão desde bijuterias à carros. Quem trabalhou no evento comemora os lucros “Valeu a pena, apesar da autorização pra ficar aqui ser cara, compensou demais, as vendas foram ótimas” afirmou o estudante de medicina Nilo de Carvalho que montou uma barraca com os colegas de turma para arrecadar dinheiro para formatura.
Cerca de 10 mil pessoas por dia passaram pelo evento.
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 21, 2009

1 xícara de pauta
6 colheres de lide
1 litro de gancho
4 colheres de off
1 xícara de passagem
2 colheres de sonora
Modo de fazer:
Primeiro você coloca a pauta, e investigue tudo corretamente -melhor dizendo misture,
Depois vá colocando os outros ingredientes sem esquecer, que não pode deixa outro jornalista mexer se não o bolo pode desanda e você dá uma barrigada.
Em seguida leve a ilha de edição em 45 minutos seu bolo estará pronto é só deliciar-se.
Rende 6 porções
É fácil você vai adorar.
Posted by Grupo 3
on
sábado, junho 20, 2009
Por Mônica Santana
Fotos Mônica Sanatana
Muitas das pessoas que passam na Rua Coelho Rodrigues, nas imediações do Ministério da Fazenda, não tem noção do rico patrimônio que está guardado naquele prédio verde da esquina escondido entre as bancas dos camelôs. Lá funciona o Arquivo Público do Estado do Piauí, fundado pelo governador Anísio Auto Abreu, em 1909. O arquivo guarda importantes documentos históricos como cartas de Sesmarias, documentos da Balaida, da Independência do Brasil e carta de libertação de escravos.
Podem ser encontradas também, 15 mil fotografias de personalidades locais, eventos culturais, esportivos e políticos, além de fotografias de Teresina em meados do século XX. O local também possui registro sonoro e visual. São 226 fitas cassetes e mais 29 fitas de rolo com entrevistas de personalidades piauienses, além de 14 microfilmes de jornais do Período Imperial ao Republicano. Com este acervo em especial está sendo realizado o Projeto Resgate, com a sua conversão para CD-ROMs.
Atualmente cerca de 50 pessoas freqüentam diariamente o arquivo, principalmente estudantes de pós-graduação e universitários em fase de conclusão de curso que procuram em se
u rico acervo dados para as suas pesquisas. Foi o caso do jornalista Nicolas Nascimento, que na época de sua monografia freqüentava assiduamente o local. “Comecei a freqüentar o arquivo quando precisei fazer minha monografia. Aqui é o único lugar do Piauí onde você encontra fontes muito antigas, eles guardam exemplares do jornal a Ordem, da segunda metade do século XIX, por exemplo. É o ambiente propicio para quem precisa fazer pesquisas”, relata.
Embora sua importância para a preservação da história do Piauí seja imensurável, o Arquivo Público enfrenta problemas na conservação de seu acervo. A falta de recursos é determinante, como explica a auxiliar de arquivo, Iolete Rocha. “Nós temos muita necessidade de técnica e recursos. Não temos um laboratório de conservação, oficina de restauração. Então, os nossos cuidados são mais preventivos como a higienização dos documentos, orientar os visitantes a utilizarem luvas, que agora é obrigatório, não utilizar caneta durante a pesquisa, pois se uma estoura em cima dos documentos os danos são irreparáveis”, explica.
Apesar das dificuldades, Iolete Rocha afirma que quem visita o local acaba por se apaixonar e vira freqüentador assíduo. “Tem visitante que freqüenta tanto o arquivo que quase vira funcionário e até ajudam a gente na conservação. As pessoas que vem aqui realmente vestem a camisa”, disse.
O Arquivo Público é mantido pela Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC. Para o atendimento ao público, o local dispõe de 20 funcionários nos dois turnos.

Arquivo Público do Estado do Piauí
Rua Coelho Rodrigues, n° 1016, centro
Tel. (86) 3221-5541
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta – feira de 7:30 às 18:15 h
Posted by Grupo 3
on
sábado, junho 20, 2009
O Grupo de Trabalho da Conferência de Comunicação do Piauí - Confecom se prepara para as primeiras conferências territoriais que se iniciam na próxima semana. Os primeiros territorios a receberem as Conferências Territoriais seram o Território do Cocais, onde a Conferência se realiza em Esperantina, e o Territorio do Vale do Rio Garibas, onde a Conferência se realiza em Picos. As duas conferências ocorrerão na próxima sexta-feira. A Conferência Estadual de Comunicação ocorrerá em outubro em Teresina.
Posted by Grupo 3
on
sexta-feira, junho 19, 2009
Por Denise Lacerda
A 6ª edição da FERAPI, Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas, acontecerá no mês de agosto de 2009. O projeto da feira, que ocorre anualmente, surgiu da iniciativa de movimentos sociais, em especial os ligados aos remanescentes quilombolas e ao Movimento dos Sem Terra, de movimentos sindicais e de órgãos governamentais ligados à gestão agrária.
Segundo o superintendente do Incra, Evandro Cardoso, a FERAPI “é um espaço de reafirmação da importância que a agricultura familiar tem no Estado do Piauí”. O evento não se trata apenas da questão rural, a cultura se faz presente, principalmente a cultura afro. Dança, música, capoeira, dentre outras manifestações irão ocorrer.
A organização da feira está a cargo das seguintes instituições: Movimento dos Sem Terra - MST, Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas - Cecoq, Fetag, Incra, MDA e Emater dentre outros parceiros que darão apoio ao evento.
A última FERAPI realizada contou com a participação de 1.000 expositores, agricultores familiares, e com a visita de mais de 50.000 pessoas.
Para maiores informações:
Secretaria Executiva da FERAPI
Memorial Zumbi dos Palmares
Av. Miguel Rosa -S/N (Próx. a Pax União)
(86) 8812.4985
Posted by Grupo 3
on
sexta-feira, junho 19, 2009
Por Lídia Brito
Raimunda Soares, mais conhecida como Raimundinha, é uma figura que marca, principalmente por suas gargalhadas,os moradores e turistas que todos os dias frequentam um dos maiores cartões postais da nossa cidade, o Poty Velho.
O bairro Poty Velho garda belezas de encher os olhos.Seja as belezas naturais, como o encontro dos rios , em que o rio Poty e o Parnaíba se encontram iluminados pelo pôr do sol no final da tarde. Seja pelas belezas produzidas por seus artesões, homens e mulheres que vivem da arte que nasce do barro.
Raimundinha é uma artesão de grande sucesso. Desde pequena trabalha com o barro, só que em vez de criar peças decorativas, trabalhava em uma olaria, produzindo tejolos com sua família. "Era um trabalho pesado, você trabalha de sol a sol carregando tejolo e o que ganha não dá nem pra sustentar a família", afirma Raimundinha.
A artesão se orgulha de exibir a pequena casa, que conseguiu construir apenas com o dinheiro da venda do artesenato. Mão solteira, criou e educou três filhos com o dinheiro da venda das peças. " A nossa vida mudou depois que o Polo Cerêmico do Poty Velho foi criado. Tem turista de todo canto, dos Estados Unidos, Itália, Japão e até da Arabia Saudita já vinheram aqui", disse Raimunda Soares.
Raimundinha tem muito orgulho de ser artesão e passa o conhecimento sobre esta arte para seus filhos, o que é comum na região. O artesenato é como uma herança que se passa de pai para filho, garantido a continuidade desta arte e a manutenção do polo cerâmico.
Para a turista de Porto Alegre, Mariana Ventura, a arte do Poty Velho é uma das mais bonitas do país. " É incrível o que eles fazem com o barro. Tem algumas peças que você pensa qie é de madeira de tão bem trabalhda que é. Tudo é muito bonito, que pena que não se pode comprar tudo", brinca a turista qie visita o polo pela segunda vez.
Posted by Grupo 3
on
quinta-feira, junho 18, 2009
Por Amanda Dourado
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí(TRE), prorrogou até as 14 horas do dia 19 de junho, às inscrições para o concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva.
As inscrições podem ser feitas no site da fundação Carlos chagas, www.concursosfcc.com.br , às vagas são para analista e técnicos judiciários em várias especialidades, os salários variam de 3.900 a 6.500 reais.
O cronograma continua o mesmo, as provas estão previstas para serem realizadas no dia 02 de agosto.
Posted by Grupo 3
on
quinta-feira, junho 18, 2009

Por Mônica Santana
Paçoca, mingau, maria-isabel, pamonha, milho cozido, cocada e pé-de-moleque, são algumas das delicias encontradas nas barracas espalhadas pelas festas juninas. Mas elas são alvos da Vigilância Sanitária Municipal. O órgão está intensificando as fiscalizações para garantir a qualidade dos produtos consumidos nos eventos juninos em Teresina.
Os barraqueiros estão sendo orientados sobre o modo correto de higienização, manuseio e armazenamento de alimentos, além da higiene pessoal e do ambiente. A principal conseqüência do manuseio incorreto dos alimentos é a intoxicação alimentar. Ela provoca náusea, dor abdominal, vômito, diarréia e febre, podendo levar a morte em casos mais graves.
Equipes de oito fiscais visitam as barracas pela manhã. À noite eles retornam aos locais de venda para verificar se as orientações estão sendo cumpridas. O vendedor que não seguir as orientações pode ter seu material apreendido e ser proibido de comercializar até o encerramento das festas.
Posted by Grupo 3
on
quarta-feira, junho 17, 2009
Por Denise Lacerda
O Congresso Internacional de Arte Rupestre, Global Rock Art, será realizado pela primeira vez no Brasil entre os dias 29 de junho e 3 de julho na cidade de São Raimundo do Nonato no Piauí. A 12ª edição do congresso contará com a participação de estudiosos de 37 países estrangeiros.
O Global Rock Art terá como tema a globalização, não como um fenômeno atual e sim pré-histórico que nasceu junto com o homem na África e a partir daí foi disseminado por todo o mundo.
Especialistas, estudantes e pesquisadores debaterão a respeito dos métodos de pesquisa, das formas de interpretação que cada pintura rupestre pode ter, farão apresentações de suas pesquisas para a apreciação de seus pares. Todos os continentes terão representantes no evento por isso é tanta a expectativa.
A cidade se preparou para a chegada dos visitantes, o aeroporto está prestes a ser inaugurado, várias casas, hotéis e pousadas foram construídas ou reformadas para atender as exigências dos estrangeiros. A procura por hospedagem é tamanha que já é difícil encontrar vagas e com isso os preços estão cada vez maiores por isso, se você quer participar, não perca tempo!
Para maiores informações acesse o site do evento:
Posted by Grupo 3
on
quarta-feira, junho 17, 2009
Por Mônica Santana
Foram abertas hoje e seguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Programa Bolsa Atleta. O programa irá oferecer 15 bolsas a mais do que o ano passado, totalizando 45 bolsas para atletas sem patrocínio e que precisem de apoio financeiro para representar o Piauí em competições.
São cinco bolsas de nível A com auxilio de R$ 830,00, destinada a atletas que tenham obtido resultados positivos em campeonatos nacionais e internacionais e 40 de nível B, com valor de R$ 415,00, destinadas as modalidades como judô, natação, atletismo, tênis de mesas, ciclismo, badminton, box e esportes não olímpicos e paraolímpicos. As bolsas terão duração de 12 meses.
Serão duas fases de seleção. A primeira é a apresentação da ficha de inscrição e dos documentos. A segunda de análise de mérito. Os interessados devem procurar a Fundação dos Esportes do Piauí – FUNDESPI.
Confira o edital:
Posted by Grupo 3
on
quarta-feira, junho 17, 2009
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17) derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Em plenário, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma.
O recurso contestava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinou a obrigatoriedade do diploma. Para o MPF, o decreto-lei 972/69, que estabelecia as regras para exercício da profissão, é incompatível com a Constituição Federal de 1988. Relator do processo, o presidente do STF, Gilmar Mendes, concordou com o argumento de que a exigência do diploma não está autorizada pela Constituição. Para ele, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade aos profissionais da área
Único a votar pela exigência do diploma, Marco Aurélio Mello disse que qualquer profissão é passível de erro, mas que o exercício do jornalismo implica uma “salvaguarda”. “Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize sua atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”, argumentou Mello. Agora todos podem ser jornalistas é só querer.
Posted by Grupo 3
on
terça-feira, junho 16, 2009
Por Mônica Santana
Fotos: Mônica Santana
Processos empilhados no chão e nos banheiros, salas que mal cabem os funcionários, ar - condicionados quebrados, infiltrações, além de mofo nas paredes. Essa é a situação encontrada por advogados, funcionários e partes que tem processos nas varas de família que funcionam no Fórum Central II.
As reclamações são diárias. Os advogados dizem que processos são perdidos e audiências não são realizadas por falta de espaço, tornando difícil a tarefa de advogar na justiça piauiense. É o que pensa a advogada, Ana Gomes. “É uma vergonha para o judiciário piauiense a situação em que se encontram as varas de família. Impossível trabalhar dessa forma”, desabafa.
Os funcionários também reclamam. O funcionário da 4° Secretaria da Vara de Família, Roberto Dobler, relatou as péssimas condições de trabalho que enfrentam.
“São 8.000 processos que se espremem nos becos que são nossas salas, além de estarem espalhados pelo chão e nos banheiros. Muitos dos funcionários estão adoecendo porque em todo o prédio existem infiltrações e muito mofo”, disse Roberto Dobler.
A Corregedora Geral de Justiça, Rosimar Leite, tomou conhecimento da situação no último dia 11/06. Ela fará uma visita ao Fórum para verificar as condições relatadas e garantiu cobrar agilidade na solução dos problemas estruturais.
Posted by Grupo 3
on
terça-feira, junho 16, 2009
Por Lídia Brito
O Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto - CALTNe da Universidade Federal do Piauí - UFPI, com pareria do Mestrado de Letras e do Núcleo de Estudos Portugueses -NEP,realiza a Semana de Letras.O evento está na sua segnda edição e ocorre até dia 18 de junho.Nesta edição,o tema abordado é Linguística, linguagem e literatura: pesquisa e ensino.
A Semana de Letras surgiu da iniciativa dos próprios alunos do curso, que sentiam a necessidade de um evento para apresentação de trabalhos e divulgação de pesquisas.Para a aluna do curso de Letras da UFPI, Maria de Fátima Andrade," a semana já faz parte do calendário da UFPI, os alunos de letras a esperam sempre, para apresentar trabalhos, pensando no mestrado.A Semana é um incentivo a pesquisa".
Segundo um dos membros do CALTNE e organzador do evento,Luiz Alves, "a semana foi pensada pelos alunos através do C.A, mas ela só é possível pela parceria com o mestrado e agora com o NEP", afirma Alves.
Este ano as inscrições superam as espectativas da organização.O número de inscrições com apresentação de trabalho é o dobro do ano passado, quando as apresentações ficaram em torno de 20,nesta edição, já passa de 40 os trabalhos que serão apresentaos." Isso prova que o evento está crescendo e ganhando credibilidade entre os alunos de letras", disse Luiz.
O evento tem como programação palestras, mesa-redonda, mini-cursos, apresentação de trabalhos, além de apresentações culturais como o Coral da UFPI e a peça "Os Federais", que encerra o evento.
A Semana de Letras também chama atenção pela grande participação de alunos e profesores da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, como a professor Iveuta Lopes, que se destaca em pesquisas sobre Letramento.
Posted by
Grupo 3
on
segunda-feira, junho 15, 2009
in
gripe suina
Amanda Dourado
A organização mundial de saúde (OMS) elevou para o nível seis o risco de contaminação do vírus H1N1, transmissor da popularmente conhecida gripe suína. Isso significa que o mundo está passando por uma pandemia , que é o grau mais elevado do risco de contaminação.
Mesmo após o alerta da OMS, o aeroporto Petrônio Portela, de Teresina, continua com a mesma fiscalização de antes, só alertando os passageiros através de folhetos informativos.
O número de casos confirmados da doença no Brasil são de 74, estes casos estão nos estados de São Paulo (27), Santa Catarina (17), Rio de Janeiro (10), Minas Gerais (9), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).A maiorias dessas pessoas foram infectadas através do contato com pessoas que vieram de outros países.
No mundo já são mais de 36 mil casos espalhados por 76 países, com 163 mortos e 35.928 infectados. O país com maior número de casos é os Estados Unidos, com 17.855.
Posted by Grupo 3
on
segunda-feira, junho 15, 2009
Por Denise Lacerda O Shopping da Cidade localizado na avenida Maranhão, centro de Teresina, será inaugurado dia 29 de junho com a promessa de colocar fim aos transtornos causados pela aglomeração de camelôs no centro da cidade, que impedem a passagem de carros e dificultam até mesmo o tráfego de pessoas em certas ruas. O shopping dispõe de 1.904 boxes que foram sorteados pelo prefeito Sílvio Mendes, no ginásio Verdão dia 06 de junho.
Os ambulantes sorteados serão transferidos para o novo espaço. Assim que ocorrer a mudança, será dado início a uma reforma, parte do Projeto de Revitalização do Centro, que vai permitir o acesso às ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes para o tráfego de veículos, além colocação de piso padronizado nas calçadas e a reconstrução da Praça Rio Branco.
Segundo a autônoma Maria José Gomes, uma das ambulantes sorteadas, a mudança será positiva para todos, tanto ambulantes quanto clientes, “Vai ser muito bom, vai facilitar nossa vida, nos poupa do trabalho de ter que montar e desmontar a barraca e reorganizar as mercadorias todos os dias, além de dar mais conforto para a gente que trabalha e pros compradores pois não ficaremos mais expostos ao sol e à chuva” afirma.
Há ainda muitos camelôs que não foram sorteados, a maioria não cadastrada no sindicato e, em função, disso não eram concorrentes aos espaços, para esses o prefeito, no dia do sorteio dos boxes, prometeu que encontrará outro lugar para eles ficarem mas que a partir do dia 25 deste mês não aceitará a ocupação pelos mesmos ou por outros camelôs das ruas já liberadas pelo projeto.
O Shopping da Cidade contará com supermercado, farmácia, agências da Cepisa e da Agespisa, serviços dos Correios, prestação de serviços bancários dentre outras conveniências para atrair clientes.
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 14, 2009
Por Lídia BritoQuem compareceu a praça Pedro II durante o sétimo Salão do Livro do Piauí - SALIPI, nunca viu a praça tão bem frequentada. O SALIPI mudou de endereço e trouxe para o centro da cidade, no meio do povo, grandes nomes da literatura nacional e, principalmente, proporcionou aos piauienses a oportunidade de conhecerem grandes nomes da literatura do nosso estado.
Ao comparecer ao evento o público pode vê caminhando em meio a praça, de stand em stand, nomes como Assis Brasil, um dos maiores escritores da luteratura piauiense, reconhecido por obras como Os que bebem como os cãos e Beira Rio Beira Vida, o primeiro autor piauiense a viver somente de literatura.
O público estava eufórico, todos queriam fotografar, pedir autógrafos, ou apenas acenar para o seu autor preferido. Sem dúvida,as crianças eram as mais eufóricas. Durante toda a semana ônibus escolares desembarcavam na praça Pedro II, proporcionando a esses jovens leitores, um novo olhar sobre a literatura.
A dança, a música e a literatura estiveram durante todo o evento ao alcance de todos. O teatro 4 de setembro e a casa da cultura foram palco de palestras e das mais diversas apresentações culturais, que fazem desse evento o momento de se conhecer e compreender aqueles que só conhecemos por meio dos livros.
Aumento do público não significa aumento nas vendas
Com a mudança do SALIPI do Centro de Convenções para a praça Pedro II, ouve um aumento significativo no público presente. Segundo Vanessa Sampaio, que a três anos trabalha no evento, a mudança contribuiu para o aumento do público."Antes só ia ao SALIPI quem estava interessado em fazer negócio,agora qualquer pessoa que passar no centro pode vir aqui e comprar",afirma Vanessa.
Para Janaína Franco, que participa com um stand desde a primeira edição,a mudança para o centro não significa aumento nos lucros."As pessoas que iam ao Centro de Convenções possuíam maior poder aquisitivo do que as que vem a praça, além do medo que muitas possuem de serem assaltadas", relata Janaína.
Posted by Grupo 3
on
domingo, junho 14, 2009
Por Mônica Santana
O Papiloma Humana Vírus – HPV é responsável por cerca de 90% dos casos de colo de útero. Segundo o Ministério da Saúde mais de 137 mil casos de infecção por HPV são registrados no Brasil. No Piauí, os dados mais recentes da Secretaria de Saúde – SESAPI, sobre o vírus, são de 2007, quando foram registrados cerca de 1.500 casos de contágio. As mulheres de 15 a 25 anos são as mais infectadas. Com esses números o HPV se tornou uma verdadeira praga no Brasil.
A relação sexual é a principal forma de transmissão do vírus. A utilização da camisinha ajuda muito no combate ao contágio. Mas, de acordo com a ginecologista Socorro Sousa, mesmo com a utilização de preservativo ainda pode haver a transmissão da doença.
“A camisinha evita o contágio a nível de colo e vagina. O vírus também é transmitido pelo contato da pele. Há uma parte que o preservativo não cobre. Então se o vírus estiver alojado na vulva ou no saco escrotal, pode haver o contágio. Ele pode ser transmitido também pelo contato oral”, explica.
A doença possui três estágios. Na fase latente a pessoa tem o vírus, mas nenhum sintoma se manifesta. A segunda fase é representada pelo aparecimento de verrugas na vagina, vulva e pênis. Na terceira fase as lesões são mais graves e podem evoluir para o câncer. Os primeiros sinais de contaminação pelo vírus podem demorar anos para se manifestar.
“Ninguém sabe ao certo depois de quanto tempo de exposição ao vírus os primeiros sintomas aparecem. Depende muito da imunidade do paciente. Se ela tiver imunidade baixa os primeiros sintomas logo aparecem. Tem pessoas que passam anos com o vírus sem os sintomas se manifestarem. Em outras o organismo se recupera e o vírus regride naturalmente”, esclarece Socorro Sousa.
A detecção do vírus é feito pelo exame Papanicolau, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O exame é solicitado em visita de rotina ao ginecologista, que deve ser feita a cada seis meses. Detectado o vírus será necessária a realização de outro exame, chamado cultura híbrida, para saber qual o tipo de HPV, que são mais de 150. Destes, os subtipos 16 e 18 são os mais perigosos por provocarem lesões graves no colo do útero podendo levar a câncer se não forem tratadas em seiu estágio inicial.
Segundo Socorro Sousa, o tratamento irá depender do grau e do local onde está alojada a lesão, além do tipo do vírus. “O tratamento varia muito. Se o HPV está alojado na vagina pode se proceder queimando as lesões com ácidos, ou cauterizando, que é a retirada da lesão. No colo do útero também se faz esses procedimentos, mas dependendo da lesão o colo deve ser retirado”, explica.
Adolescentes entre as mais infectadas
A contaminação com o vírus tem crescido de forma alarmante entre as adolescentes. Dados da Fundação Oswaldo Cruz estimam que no Brasil, uma em cada quatro adolescentes tem HPV. A precoce iniciação sexual e uma quantidade cada vez maior de parceiros, além da não utilização da camisinha estão fazendo com que jovens de 10 a 19 anos se tornem o alvo preferencial do vírus.
Câncer de pênis associado ao HPV
Se a situação com as mulheres é critica, imagine com os homens que por questões culturais, desinformação e até mesmo ignorâncias, resistem a procurar um urologista.
Assim como as mulheres devem realizar o exame Papanicolau a cada seis meses, os homens devem consultar um urologista e realizar a Peniscopia a cada ano, para detectar se foi infectado pelo HPV. Muitas vezes quando a consulta é feita já é tarde demais.
Os casos de câncer de pênis tem aumentado nos últimos anos. De acordo com a FIOCRUZ 75% dos casos de câncer de pênis estão associados ao HPV.
Vacina
A vacina contra o HPV é indicada para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos de idade. São três doses que imunizam contra os tipos 6, 11,16 e 18. A vacina não está disponível na rede pública de saúde. No Piauí, ela pode ser encontrada em clinicas particulares desde o ano de 2007. Entretanto, uma dose chega a custar mais de 500 reais.
Fonte: Ministério da Saúde